Ano: 1º Ano do Ensino Médio
Etapa: 3º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Química
Conteúdo: Equilíbrio Iônico da Água: pH e pOh.
Objetivos
3º Aula - Medindo a Acidez da Chuva
Etapa: 3º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Química
Conteúdo: Equilíbrio Iônico da Água: pH e pOh.
Objetivos
- Compreender o conceito de pH e pOH
- Compreender como ocorre a formação de chuva ácida
- Identificar os impactos das chuvas ácidas no meio-ambiente
3º Aula - Medindo a Acidez da Chuva
Para o desenvolvimento dessa aula é desejável o uso do Laboratório de Química.
O objetivo dessa aula é mostrar como é aferido o pH e como esse método pode ser aplicado para aferir o pH da chuva.
Nessa aula os alunos irão medir o pH da água. Essa aula pode ser realizada de duas maneiras: usando água coletada da chuva ou usando fontes de água com acidez variáveis.
Embora o ideal seja o uso de água da chuva, pode ocorrer que o período em que aula for ministrada seja um período de estiagem e como a água estocada pode sofrer com alterações no seu pH original, o professor poderá preparar as soluções que servirão como "água da chuva".
Nessa atividade o professor pode também ensinar os alunos a desenvolverem seus próprios indicadores:
"Os sucos de alguns vegetais e outras plantas podem funcionar como indicadores de pH, ou seja, de quão ácido ou básico é uma substância. Por exemplo, ao cozinhar uma couve vermelha até ficar macia, se adicionado o suco liberado a um ácido, tal como o vinagre, o mesmo tornar-se-á vermelho. Já em uma base, como a amônia, o suco tende a tornar-se azul ou verde. Outros vegetais como a beterraba, podem realizar o mesmo processo. Algumas soluções de substâncias naturais, especialmente originárias de plantas, comportam-se como soluções de indicadores de pH:
- A solução aquosa de chá preto - A sua solução aquosa é avermelhada/ amarelada, adquirindo cor amarelo-pálida em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas.
- A solução aquosa dos rabanetes - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas.
- A solução aquosa da pera - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor verde-seco em contacto com soluções básicas.
- A solução aquosa do chá de repolho roxo- A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor amarelo bem clara (verde inicialmente) ou azul anil em contacto com soluções básicas. A substância responsável por este comportamento é a cianidina, pertencente a família de substâncias conhecidas como antocianinas."
Fonte: wikipédia
Também sugerimos o uso do indicador de ácido-base de papel para obtenção de resultados mais precisos e para realizar comparações com os indicadores caseiros.
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