domingo, 9 de outubro de 2016

Biometeorologia: Doenças Tropicais (Aula 01)

Ano: 2º Ano do Ensino Médio
Etapa: 1º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Biologia
Conteúdo: Estudo dos Vírus.

Objetivos
  • Identificar as principais doenças causadas por vírus.
  • Compreender a relação entre o clima e as doenças tropicais.
  • Quais condições climáticas potencializam a propagação de doenças tropicais.
Carga Horária: 3 horas/aula
Próximas Aulas: Aula 02 / Aula 03

1º Aula - Estudo dos Vírus

Essa aula deve vir depois que os alunos foram apresentados as questões elementares sobre a biologia dos vírus.

O professor pode iniciar a aula indagando os alunos se eles conhecem alguém que sofreu com a denguechikungunya ou zika. Essa discussão tem como foco mostrar que estas doenças ainda são ocorrências comuns no Brasil.

Para enriquecer a discussão o professor deverá apresentar dados oficiais (disponíveis aqui) sobre a ocorrência dessas doenças em diversas regiões do Brasil e as estações do ano.


É desejável que o professor adapte o material oficial, deixando apenas os dados e tabelas mais relevantes para os alunos trabalharem.

O professor separa a sala em cinco grupos e atribui para cada grupo um,a região. Em seguida ele pede que os alunos classifiquem, em ordem crescente, o número de casos de dengue e a estação respectiva.

Após a organização, o professor irá indagar para cada grupo qual foi a estação com menor número de casos de dengue e qual foi a estação com maior número de casos de dengue. É importante que os alunos apresentem os números.

Após a organização, o professor realizará um brainstorm identificando com os alunos as principais condições climáticas associadas as regiões e as estações. O objetivo é mostrar para os alunos quais as condições climáticas influenciam na ocorrência das doenças tropicais.

Um comentário:

  1. Blog muito bom!
    Saudade de você debatendo com outras pessoas sobre vários assuntos no Twitter.
    Eu aprendia muito!
    Voltaaaa! <3<3>3

    ResponderExcluir