segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Física das Nuvens (Aula 01)

Ano: 2º Ano do Ensino Médio
Etapa: 4º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Física
Conteúdo: Termodinâmica.

Objetivos
  • Identificar os processos termodinâmicos na formação de nuvens.
  • Compreender quais as causas e os efeitos das mudanças climáticas.
Carga Horária: 3 horas/aula
Próximas Aulas: Aula 02 / Aula 03

1º Aula - A Primeira Lei e a Meteorologia

Essa aula tem como objetivo mostrar como a Primeira Lei da Termodinâmica pode ser aplicada para compreensão do fenômeno da formação de nuvens.

Inicialmente o professor convida os alunos a identificarem os tipos de nuvem no céu. Apresentamos dois modelos que podem ser usados pelo professor, para ampliar basta clicar na imagem desejada.


     

Depois desse primeiro momento, o professor indaga quais são os processos físicos envolvidos na formação das nuvens. O material para o desenvolvimento dessa aula faz parte da décima segunda edição do livro Física Conceitual (Paul Hewitt ™) e o fragmento pode ser acessado clicando aqui.

O professor pode desenvolver a aula adaptando o material para passar em transparências ou na lousa, ou ele pode realizar um estudo dirigido em grupos.

O professor também poderá realizar a experiência Nuvem na Garrafa para ilustrar o processo de transformação adiabática. O vídeo abaixo explica como proceder:



O material desenvolve, a partir da razão adiabática, uma discussão sobre inversão térmica e mudanças climáticas. É importante que o professor siga esse desenvolvimento e debata com os alunos as questões climáticas, visto que a segunda aula aborda este tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário