Etapa: 4º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Matemática
Conteúdo: Estatística.
Objetivos
- Resolver situação problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
- Realizar cálculos estatísticos e plotagem de gráfico com o Excel.
- Entender o Clima como uma média de dados meteorológicos coletados ao longo de 30 anos.
Carga Horária: 3 horas/aula
Aula Anterior: Aula 01
Próximas Aulas: Aula 03
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2º Aula - Estatística aplicada a dados Meteorológicos com Excel
Para esta aula o professor deverá fazer uso da Sala de Tecnologia (STE). O foco dessa atividade é usar o Excel, ou programa equivalente, para realizar cálculos e plotagem de gráficos.
O professor deve solicitar que os alunos acessem os dados a partir da página do INMET (para acessar clique aqui), escolham o estado e cidade, e cliquem em dados.
O professor deve solicitar que os alunos acessem os dados a partir da página do INMET (para acessar clique aqui), escolham o estado e cidade, e cliquem em dados.
Dentro da página de dados os alunos deverão gerar o boletins de um período, . Por exemplo, se o professor quiser os valores registrados do mês de setembro de 2016, basta digitar Início: 01/09/2016 - Final: 30/09/2016.
Uma vez baixado os dados, os alunos devem copiar os dados e colar no Excel. Novamente, por questões didáticas, iremos apenas trabalhar com Temperatura e Umidade Relativa Instantânea.
O primeiro passo é pedir que o Excel calcule a média, isso pode ser feito usando a ferramenta do próprio programa (caso haja dúvidas recomendamos esse tutorial que você acessa clicando aqui).
Depois de realizadas as médias, os alunos deverão plotar o gráfico correspondente a Temperatura e um gráfico correspondente a Umidade, tomando como referência o período de um dia, por exemplo, 01/09/2016. Ressalvamos que o gráfico de Temperatura e Umidade devem ser do mesmo dia.
O objetivo é que os alunos percebam que quando a Temperatura é Máxima, a Umidade é Mínima e vice-versa. Esse é um importante fato da Meteorologia. O professor também deve indagar qual horário corresponde ao Máximo e Mínimo de Temperatura e Umidade (lembre-se de subtrair 4 horas para obter a hora local de Campo Grande - MS).
Os alunos deverão perceber que, salvo alguns dias que ocorreu precipitação ou estava sobre ação de frente fria, as temperatura registram máximos entorno das 3 horas e mínimos no período da madrugada. O professor deve indagar o porque e solicitar que seja feita uma pesquisa.
Depois desse momento o professor deve propor que os alunos pesquisem como é feita a classificação climática e qual o papel da matemática nesse processo.
Uma vez baixado os dados, os alunos devem copiar os dados e colar no Excel. Novamente, por questões didáticas, iremos apenas trabalhar com Temperatura e Umidade Relativa Instantânea.
O primeiro passo é pedir que o Excel calcule a média, isso pode ser feito usando a ferramenta do próprio programa (caso haja dúvidas recomendamos esse tutorial que você acessa clicando aqui).
Depois de realizadas as médias, os alunos deverão plotar o gráfico correspondente a Temperatura e um gráfico correspondente a Umidade, tomando como referência o período de um dia, por exemplo, 01/09/2016. Ressalvamos que o gráfico de Temperatura e Umidade devem ser do mesmo dia.
O objetivo é que os alunos percebam que quando a Temperatura é Máxima, a Umidade é Mínima e vice-versa. Esse é um importante fato da Meteorologia. O professor também deve indagar qual horário corresponde ao Máximo e Mínimo de Temperatura e Umidade (lembre-se de subtrair 4 horas para obter a hora local de Campo Grande - MS).
Os alunos deverão perceber que, salvo alguns dias que ocorreu precipitação ou estava sobre ação de frente fria, as temperatura registram máximos entorno das 3 horas e mínimos no período da madrugada. O professor deve indagar o porque e solicitar que seja feita uma pesquisa.
Depois desse momento o professor deve propor que os alunos pesquisem como é feita a classificação climática e qual o papel da matemática nesse processo.
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