segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Em Clima de Estatística (Aula 02)

Ano: 3º Ano do Ensino Médio
Etapa: 4º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Matemática
Conteúdo: Estatística.

Objetivos
  • Resolver situação problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
  • Realizar cálculos estatísticos e plotagem de gráfico com o Excel.
  • Entender o Clima como uma média de dados meteorológicos coletados ao longo de 30 anos.
Carga Horária: 3 horas/aula
Aula Anterior: Aula 01
Próximas AulasAula 03

2º Aula - Estatística aplicada a dados Meteorológicos com Excel

Para esta aula o professor deverá fazer uso da Sala de Tecnologia (STE). O foco dessa atividade é usar o Excel, ou programa equivalente, para realizar cálculos e plotagem de gráficos.

O professor deve solicitar que os alunos acessem os dados a partir da página do INMET (para acessar clique aqui), escolham o estado e cidade, e cliquem em dados.



Dentro da página de dados os alunos deverão gerar o boletins de um período, . Por exemplo, se o professor quiser os valores registrados do mês de setembro de 2016, basta digitar Início: 01/09/2016 - Final: 30/09/2016.

Uma vez baixado os dados, os alunos devem copiar os dados e colar no Excel. Novamente, por questões didáticas, iremos apenas trabalhar com Temperatura e Umidade Relativa Instantânea.

O primeiro passo é pedir que o Excel calcule a média, isso pode ser feito usando a ferramenta do próprio programa (caso haja dúvidas recomendamos esse tutorial que você acessa clicando aqui).

Depois de realizadas as médias, os alunos deverão plotar o gráfico correspondente a Temperatura e um gráfico correspondente a Umidade, tomando como referência o período de um dia, por exemplo, 01/09/2016. Ressalvamos que o gráfico de Temperatura e Umidade devem ser do mesmo dia.

O objetivo é que os alunos percebam que quando a Temperatura é Máxima, a Umidade é Mínima e vice-versa. Esse é um importante fato da Meteorologia. O professor também deve indagar qual horário corresponde ao Máximo e Mínimo de Temperatura e Umidade (lembre-se de subtrair 4 horas para obter a hora local de Campo Grande - MS).

Os alunos deverão perceber que, salvo alguns dias que ocorreu precipitação ou estava sobre ação de frente fria, as temperatura registram máximos entorno das 3 horas e mínimos no período da madrugada. O professor deve indagar o porque e solicitar que seja feita uma pesquisa.

Depois desse momento o professor deve propor que os alunos pesquisem como é feita a classificação climática e qual o papel da matemática nesse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário