Etapa: 4º Bimestre (MS)
Componente Curricular: Matemática
Conteúdo: Estatística.
Objetivos
- Compreender a existência de fenômenos que não podem ser descritos com precisão absoluta.
- Compreender que o Tempo é um fenômeno caótico e só pode ser descrito por probabilidades.
A Meteorologia pode ser vista como a mãe da Teoria do Caos e do Efeito Borboleta. Para essa aula sugerimos que o professor apresente dois vídeos para os alunos.
Professor, observe que no vídeo Nerdologia o narrador comete um pequeno equívoco, ele usa várias vezes o termo "Clima" enquanto deveria usar o termo "Tempo". O Clima tem características bem-definidas, é o tempo que é caótico. Isso pode ser colocado na discussão.
Após a apresentação dos vídeos o professor pode abrir espaço para discussão sobre a Teoria do Caos e suas aplicações. Para contribuir a discussão o professor também pode aplicar a leitura do texto: Previsão meteorológica: ‘pai’ do efeito borboleta completaria hoje 96 anos que você pode acessar clicando aqui.
O objetivo é mostrar aos alunos que existem fenômenos naturais que não podem ser descritos com precisão, e por isso é comum usar a estatística e a probabilidade.
Nerdologia
Co-Ops Geek
Professor, observe que no vídeo Nerdologia o narrador comete um pequeno equívoco, ele usa várias vezes o termo "Clima" enquanto deveria usar o termo "Tempo". O Clima tem características bem-definidas, é o tempo que é caótico. Isso pode ser colocado na discussão.
Após a apresentação dos vídeos o professor pode abrir espaço para discussão sobre a Teoria do Caos e suas aplicações. Para contribuir a discussão o professor também pode aplicar a leitura do texto: Previsão meteorológica: ‘pai’ do efeito borboleta completaria hoje 96 anos que você pode acessar clicando aqui.
O objetivo é mostrar aos alunos que existem fenômenos naturais que não podem ser descritos com precisão, e por isso é comum usar a estatística e a probabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário